Como ser Au Pair na França em 2024?


Vamos entender como ser Au Pair na França em 2024? 

O programa de Au Pair é um intercâmbio cultural e de trabalho destinado a jovens estrangeiros que desejam viver temporariamente com uma família anfitriã em outro país. Durante sua estadia, as Au Pairs ajudam nas tarefas relacionadas às crianças em troca de alojamento, alimentação e uma pequena quantia em dinheiro.

A França é um dos principais destinos para ser Au Pair, pois é um país enorme, com diversas possibilidades para os mais variados gostos. Se você gosta de neve, montanhas, a região dos Alpes é uma excelente opção. Se gosta de praias, o sul da França é o paraíso. Agora, se você prefere um lugar frio e calma, a região da Normandia e Bretanha são ótimas opções. Sem falar, é claro, da possibilidade de ser Au Pair em Paris, o destino mais desejado das Au Pairs. 

Tornar-se Au Pair na França em 2024 é uma aventura emocionante para mergulhar em uma nova cultura, aprimorar suas habilidades linguísticas e viver momentos únicos. Este intercâmbio é uma porta de entrada para aqueles que desejam chegar legalmente à Europa, mas ainda não têm recursos para enfrentar todos os desafios de uma vez, tais como aluguel e aprender o idioma do zero.

Apesar de nem tudo ser um mar de rosas, pois morar e trabalhar na mesma casa é um grande desafio, acredito firmemente que o programa de Au Pair na França em 2024 oferece uma oportunidade incrível para começar a vida no exterior.

Requisitos para ser Au Pair na França em 2024

Idade e Estado Civil: Devem ter entre 18 e 30 anos, serem solteiras e sem filhos. Embora tanto homens quanto mulheres possam se candidatar, a preferência das famílias geralmente é por mulheres.


Conhecimento Básico de Francês: Dominar o idioma é essencial para se comunicar com a família anfitriã e as crianças, além de facilitar a negociação com as famílias. Os consulados brasileiros exigem pelo menos o nível A1 de francês para ser Au Pair na França, mas quanto mais você souber, melhor será sua experiência. Eu recomendo que você estude o máximo possível ainda no Brasil.


Visto e Documentação: É necessário obter um visto de Au Pair para permanecer legalmente na França. O processo inclui a assinatura de um contrato com a família e a apresentação dos documentos necessários no consulado local. O valor do visto é de cerca de 100 euros, dependendo da cotação do dia isso pode ser em média uns 550 reais.

Como Encontrar uma Família Au Pair na França em 2024

Au Pair World: É o principal site usado pelas famílias em busca de uma Au Pair.


Grupos de Facebook: Muitas famílias francesas utilizam grupos do Facebook para encontrar Au Pairs. Você pode inclusive procurar grupos específicos de acordo com as regiões da França.


Entrevista com a Família: Após encontrar uma família Au Pair, discuta e estabeleça um acordo abrangente que inclua responsabilidades, horários, ajuda financeira e benefícios. O ideal é conversar com mais de uma família e assim ter opções de escolha e de negociação. É importante saber que o valor mínimo da ajuda financeira, que é de 320 euros, por exemplo, pode não ser suficiente em algumas regiões da França, como Paris ou áreas próximas à fronteira com a Suíça. Por isso, é importante negociar o pocket money e outros benefícios.


Preparação Prévia:

Cultura Francesa: Antes de viajar, familiarize-se com a cultura francesa, costumes locais e aspectos da vida cotidiana. Isso pode ajudar a evitar choques culturais e facilitar a integração.


Habilidades de Cuidado Infantil: Se possível, adquira experiência prévia em cuidado infantil, seja por meio de trabalhos voluntários, empregos anteriores ou cursos de capacitação.


Planejamento Financeiro: Faça um planejamento financeiro cuidadoso antes da viagem para ser Au Pair na França, considerando custos de vida, despesas pessoais e possíveis emergências. Infelizmente, muitas Au Pairs acabam sendo demitidas e não têm onde ficar. Esse é um gasto a se considerar em uma possível emergência. Quanto mais dinheiro você trouxer, mais conforto você terá na sua experiência como Au Pair na França.

Manutenção do Bem-Estar:

Tempo Pessoal: Reserve um tempo para cuidar de si mesma. Encontre atividades que te relaxem e o ajudem a recarregar as energias, como exercícios físicos, hobbies ou simplesmente passeios pela cidade, porque a rotina de Au Pair na França, a adaptação a uma nova cultura e a saudade da família e do Brasil são dificuldades comum enfrentadas aqui na França.


Contato com outras Au Pairs: Mantenha contato com outras pessoas que estão no programa de Au Pair na França. Eles podem oferecer apoio, compartilhar experiências e até mesmo se tornar bons amigos durante sua estadia. Muitas delas vão ser quase sua família aqui e fora. A experiência é outra quando se tem uma rede de apoio.


Respeito pelas Regras da Casa: Respeite as regras da casa da família anfitriã, incluindo horários, normas de convivência e responsabilidades domésticas. Isso contribui para um ambiente harmonioso e relações positivas. As famílias Au Pair na França costumam ser muito rígidas em relação a isso.



Espero que essas dicas te ajudem a realizar o seu sonho de vir para a França como Au Pair!

0 comments